A evolução da inteligência de negócio BI e Business Analytics.


Business intelligence e análise de negócios não são conceitos novos.

BI e BA têm emergido como ferramentas direcionando as decisões e estratégias para áreas tão variadas como marketing, crédito, desenvolvimento de novos produtos, atendimento ao cliente e gerenciamento de ativos.

Interpretar bits e bytes de dados tem sido uma necessidade latente nas companhias já há muitos anos e BI tem sido levado a sério a partir do final dos anos 1990.

No entanto, com a quantidade de dados e informações disponíveis hoje, a capacidade de agregar, armazenar e analisar as informações geradas pode trazer sucesso ou quebrar uma empresa.

Na verdade, BI e BA estão evoluindo rapidamente e ferramentas sendo desenvolvidas para enfrentar os desafios de negócios e criar novas oportunidades.

A maior mudança em minha opinião é a mudança de foco no desenvolvimento software’s capazes de gerar e fornecer um grande número e mais aprofundadas informações empresariais.

BA (”business analytics”), ou ciência analítica, que é parte integrante de BI, assim como integração e acesso aos dados. BA é o uso de métodos quantitativos, como modelagem estatística preditiva, aplicados a dados relativos à empresa, clientes e fornecedores.Uma vez analisados e interpretados, os resultados são importante instrumentos de decisão.

Eles geram informações como até quanto pode se aumentar o preço de um produto sem perder a fatia do mercado, quais são os clientes mais lucrativos ou ainda qual é a imagem que o produto e a empresa têm no mercado.

Toda e qualquer tamanho de empresa podem e devem utilizar BA na gestão de seus negócios.

A análise vai além da apresentação de gráficos e tabelas, pois se centra na utilização de métodos quantitativos para encontrar significados nos dados.

Podemos afirmar que BA é a capacidade de transformar informação em conhecimento.

Recomendo a criação de uma unidade de inteligência sempre que possível para qualquer organização começar essa prática.

Inicialmente, o gestor do negócio tem de “comprar” a idéia que as decisões sejam baseadas em conhecimento, e não somente na intuição.

Além disso, a cultura analítica tem que ser assimilada por toda a organização, e a empresa deve ter uma base de dados organizada, com informações confiáveis, atualizadas e relevantes. Empresas que utilizam BA são capazes de planejar, prever, resolver problemas, entender o mercado, inovar e aprender.

Business Analytics pode ser um elemento fundamental para a definição da sua estratégia de negócio.

Não cabe mais esperar que o seu atarefado departamento de TI crie um relatório.

Nem tão pouco esperar pelo fim do mês para analisar o desempenho da empresa ou equipe.

Tomar decisões estratégicas fundamentadas e em menor tempo é uma necessidade real.

Gestão utilizando-se de análise estatística dos dados baseadas em fatos, construir cenários e modelos descritivos e preditivos, analisar e prever resultados com base em padrões históricos e principalmente aplicar métodos estatísticos, dados econômicos, e tendências.

Farão a diferença nos próximos anos. economia do nosso País.

#GestãodeMateriais

Posts Em Destaque
Posts Recentes